Nóis no Jamboree

Assim como diz o twitter oficial do contingente brasileiro no Jamboree Mundial da Suécia, o 26° Distrito também tem o orgulho de dizer, é nóis no Jamboree! Você já deve ter lido a matéria do Jornal O Caxiense que está nesse blog certo? Então, hoje, 29 de julho, saiu outra matéria sobre o Jamboree no Jornal Pioneiro, aqui de Caxias do Sul. Leia abaixo.

Pés no mundo
Nicoly Donati embarca para acampamento na Europa

O sonho de Nicoly Donati, 17 anos, de participar do maior acampamento de escoteiros do mundo virou realidade. A guria embarcou nesta semana no voo que a levou a Kristianstad, na Suécia, para o 22º Jamboree Mundial (World Scout Jamboree). Durante a estadia de 12 dias no país nórdico, a adolescente conviverá com 38 mil escoteiros de 150 países. Ela será a única participante a representar Caxias do Sul no encontro mundial. Na Serra, apenas Caxias e Farroupilha têm representantes. No total, 850 brasileiros estão na Suécia. O RS enviou 94 escoteiros

Desde que entrou para o Grupo de Escoteiros Moacara, há oito anos, Nicoly sonhava com o dia em que acamparia com pessoas de todo o mundo e conheceria diferentes culturas. Desde então, vinha juntando dinheiro para os gastos da viagem. A concretização do sonho custou cerca de R$ 5 mil, mas, para a jovem, o valor da experiência é incalculável.

– Lembrarei deste acampamento por toda a minha vida. Desde o dia em que descobri o Jamboree Mundial, tenho me dedicado para isso – disse na véspera da viagem.

Pelos próximos dias, Nicoly deixará de lado a comodidade da casa em São Pelegrino, para morar numa barraca, dormir em saco, acordar cedo e, principalmente, aprender a se comunicar em outro idioma. Apesar dos desafios, a adolescente embarcou preparada:

– Fiz diversos cursos no escotismo. Acredito que alguma das especialidades que tenho, como em confeitaria, primeiros-socorros e artesanato, me ajudarão a lidar com as dificuldades. Além disso, faço inglês desde que entrei na escola, há mais de 10 anos. Creio que a comunicação não será o maior problema– conta.

A mãe confia na filha.

– Estou muito orgulhosa e contente pela Nicoly, afinal, ela está realizando o seu maior sonho. Para juntar o dinheiro, ela abdicou de inúmeras coisas, inclusive da viagem para a Disney que nós (pais) oferecemos como presente de 15 anos – revela a dona de casa Loreni.

Nicoly retornará da Europa no dia 8 de agosto. Quando voltar, continuará participando dos encontros de escotismo aos sábados e estudando para o vestibular de Engenharia Química que pretende prestar na UFRGS, em Porto Alegre.

Link Original | Imagem da Página

Para saber de tuuudo o que acontece no Jamboree não esquece de ficar sempre alerta nesses links:

Contingente Brasileiro: Twitter | Blog | Facebook
Ouça abaixo a música oficial do Jamboree (a letra é quase um Hino Escoteiro de tão perfeita)



You say you want to make some changes / Você diz que quer fazer algumas mudanças
Why don’t you start by making friends? / Por que você não começar por fazer amigos?
You can take a stand / Você pode tomar uma posição
By shaking a hand / Com um aperto de mão
If it’s a change in you / Se for uma mudança em você
Then the world is changing too / Então o mundo está mudando também


I’m changing the world today, / Eu estou mudando o mundo de hoje
the world today / o mundo de hoje
With a small step forward / Com um pequeno passo à frente
and it’s the simplest way / e é a maneira mais simples,
we can start today / podemos começar hoje
crossing lines and borders / linhas que atravessam fronteiras
And the change in you, means the world is changing too. / E a mudança em você, significa que o mundo está mudando muito.


Won’t you come, won’t you come with me / Você não vai vir, você não vem comigo
To the World Scout Jamboree / Para o Jamboree Escoteiro Mundial


Ou seja, com um aperto de mão, de uma grande fraternidade mundial de escoteiros, fazendo novos amigos, estamos mudando o mundo. O que você faz para mudar o mundo? Que tal ser escoteiro? ;)

Comissão Distrital de Imagem e Comunicação 26°Distrito | Cada vez + Escoteiros