Conhecendo os Grupos do 26° Distrito - Parte I


Dentre as várias tarefas dos jovens e chefes representantes de cada Grupo na Comunicação do Distrito, uma das "tarefas" em que trabalhamos é a de resgatar a história do escotismo na região. Seja por meio de atividades antigas que foram sendo esquecidos com o passar dos anos, a integração entre os ramos, a aparição do escotismo na mídia e tantas outras ideias que não cansam de surgir em nossas cabeças. Graças ao Chefe do GE Amigo Panda, Rene Barrero, conseguimos esse registro do Programa Tribuna Livre, de Caxias do Sul, que fala sobre o 26° Distrito. O programa foi gravado em 2007 na sede de cinco Grupos Escoteiros. Conheça-os abaixo e veja a matéria sobre cada um. E já aproveitamos para agradecer as 400 visitas em dois dias de Blog! =)


Grupo Escoteiro Baden Powell 179RS

O Grupo Escoteiro Baden Powell foi fundado em 1985, após um projeto de lei do Governo do Estado em que cada Escola deveria implantar um Grupo Escoteiro em suas dependências. Sua sede fica junto ao Colégio Estadual Imigrante, no Bairro Bela Vista em Caxias do Sul em uma parceria de muito sucesso entre a escola e a comunidade.


Para conhecer melhor o Grupo acesse:
twitter: @Baden179RS
email: seniorxavante@hotmail.com




Grupo Escoteiro Saint Hilaire 154RS

Em 25 de Julho de 1980, fundava-se o Grupo Escoteiro Saint Hilaire. O Grupo que tem como missão formar novos cidadãos e conta com uma equipe de chefes e pais que dedicam parte do seu tempo. voluntariamente, para acompanhar as atividades e auxiliar no desenvolvimento dos membros do Grupo. A sede fica dentro do Campus da Universidade de Caxias do Sul, apoiadora do Movimento Escoteiro.


Para conhecer melhor o Grupo acesse:
www.sainthilaire154.wordpress.com
twitter: @sainthilaire154
email: sainthilaire@pop.com.br


Grupo Escoteiro Imigrante 151RS


Em setembro de 1980 surgiu em Caxias do Sul um novo Grupo que recebeu o nome de Aruanã Hetô, nome de origem Tupi-Guarani, que significa Casa das Máscaras Sagradas. Dois anos depois, optou-se por trocar o nome para Imigrante, em homanagem à população da cidade. O Grupo tem sua sede no SEST/SENAT e prioriza o desenvolvimento dos jovens por meio dos valores e principios estabelecidos por BP para o Movimento Escoteiro, uma fraternidade mundial.



Para conhecer melhor o Grupo acesse:
www.ge151.com.br
twitter: @Imigrante151
email: imigrante151@hotmail.com



Grupo Escoteiro do Mar Barão de Teffé 17RS

O Grupo Escoteiro do Mar Barão de Teffé, foi fundado em 31 de Agosto de 1994, com a iniciativa de quatros amigos. Sua sede localiza-se no Campus da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O Grupo possui uma ótima equipe de jovens, chefes e pais que tem como principal objetivo criar melhores cidadãos.


Para conhecer melhor o Grupo acesse:
www.bonsventos17.wordpress.com
Contato: Presidente: Joel Evandro Smiderle
3212-5553/ 9971-5715 joel.smiderle@hotmail.com


Grupo Escoteiro Moacara 32RS

O Grupo de Escoteiros Moacara, com seu organizador e primeiro chefe escolhido e nomeado Ismar Bauler, foi oficialmente fundado em 15 de junho de 1967, no salão da paróquia da Virgem Maria, o nome Moacara foi escolhido devido ao Grande Chefe Indígena do Mato de uma das tribos do antigo “Campo dos Bugres”, hoje Caxias do Sul. Sua sede atual se encontra nos Pavilhões da Festa da Uva, sendo um dos grupos mais antigos da região.





Para conhecer melhor o Grupo acesse:

Aguarde a Parte II para conhecer os outros Grupos do Distrito