Jogos Noturnos 2011



... e o cenário estava ali preparado, a grande batalha estava prestes a começar. A noite veio chegando de mansinho, o sol no Guaíba ia desaparecendo, sinais de fumaça surgindo, as últimas carruagens e embarcações iam chegando e atracando no cais de POA, minutos de inquietação pairavam no ar gélido que se instalava ali... Vi muitos bravos homens reunidos, companheiros de outras batalhas já vividas, já vencidas em outros tempos, de outras lutas de outra história. Grandes Chefes ali se encontraram e fortes abraços foram novamente surgindo e a velha mão esquerda novamente apertada. Mas, hoje a batalha era de outros... não de reis nem de príncipes. A batalha seria travada por outros guerreiros, alguns prestes a se tornar cavaleiros, outros ainda escudeiros, mas ali todos seriam fortes e valentes, pois começaria o IX Jogos Noturnos Sênior e Guia de POA. Sêniores e Guias com 15, 16, 17 anos, que não se deixariam abater pela fome e nem pelo frio. Não naquela noite. Verdade seja dita muitos tombaram na batalha, mas os fortes sobreviveram; Mãos sangraram, pés doeram e muitos olhos se fecharam antes da batalha finalizar. Mas os fortes sobreviveram. Ali no campo do passe 15, enquanto a última batalha era travada, todos ali se sentaram. Novamente alguns bravos guerreiros tombaram, mas os fortes sobreviveram. E ao primeiro sinal do sol a trombeta anunciou o menestrel que anunciou os bravos, os fortes e vencedores do grande torneio que ali naquela noite fria se disputou...


Eram 50 patrulhas concorrendo, oito eram do 26° Distrito. Foram nove premiadas, quatro do 26° Distrito. Não imagino uma melhor maneira de começar esse Blog - futuro novo site distrital - para falar sobre as atividades dos Grupos de Caxias do Sul, Flores da Cunha, São Marcos e Vacaria. No dia 23 de Julho de 2011, conforme disse no texto acima o Chefe Eder, da Tropa Sênior do Grupo Escoteiro Alberto Mattioni 79RS, ocorreu em Porto Alegre a Nona Edição dos Jogos Noturnos. A atividade é organizada pelo Grupo Escoteiro Nimuendaju 14RS e vários outros chefes colaboram durante o evento. O @26Distrito foi representado com duas patrulhas do Grupo Baden-Powell 179RS, duas do Grupo Imigrante 151RS, duas do Grupo Alberto Mattioni 79RS, uma do Grupo Saint Hilaire 154RS, uma do Grupo Amigo Panda 296RS e um sênior do Grupo Porteira do Rio Grande 29RS. Veja abaixo a opinião dos sêniores e guias que participaram da atividade, fotos, e no final do post o vídeo de tudo o que aconteceu. Afinal, o melhor meio de saber se a atividade foi boa ou não, é perguntando ao jovem.


A patrulha melhor colocada do Distrito foi a patrulha Mista do Grupo Escoteiro Saint Hilaire. A Tropa Sênior Tasmânia conquistou o primeiro lugar na sua primeira participação nos Jogos Noturnos. Para o Sênior Cícero, duas bases destacaram-se dentre as 16. "A pista de obstáculos que exigia destreza, força e garra. E o quiz, que mostra que força não é tudo sem inteligência". Para quem participou pela primeira vez, Cícero conta que "o que mais valeu a pena foi ir lá, fazer novos amigos e conhecer novas patrulhas do mesmo ramo que o nosso. Aprendemos muitas coisas novas e vimos que ainda temos muito para aprender e nos aperfeiçoar. E também serviu para mostrar um pouco do que a gente sabe e do que é capaz". O Sênior termina deixando um recado: "Não pergunte se somos capazes, de-nos a missão. Tropa Tasmânia, não ta morto quem peleia". Parabéns à Tropa Tasmânia pelo Primeiro Lugar na Patrulha Mista!


O representante do Grupo Escoteiro Porteira do Rio Grande, Patrik, que participou com a patrulha masculina do Grupo Imigrante, considerou a base da Pioneiria a melhor. "Fazer o elevador envolveu o que é essencial em um patrulha, como habilidades técnicas, equilíbrio, organização e disciplina". E se você tem dúvidas do que foi o melhor da atividade, a resposta não é difícil. "O melhor de tudo foi o prêmio de terceiro lugar nas patrulhas masculinas". Parabéns à Tropa Kilimanjaro!




A guia da Patrulha Feminina do Grupo Escoteiro Imigrante, Thaís, conta que a base preferida das gurias foi o Código Morse: "nunca havíamos feito o morse daquela forma, foi um desafio. Queria agora uma atividade distrital bem dinâmica e tipicamente sênior, que chamasse a atenção de todas as Tropas do Distrito para participar". Assim como a patrulha masculina do Imigrante, a patrulha feminina também conquistou o terceiro lugar na classificação geral. "A atividade valeu muito a pena, estávamos em apenas três meninas, realizamos 14 das 16 bases e conseguimos um resultado muito bom já que foi a primeira vez que participamos", conta Thaís. Parabéns à Tropa Guia Carinhanha!

Andressa, monitora da Tropa Fortaleza do Grupo Escoteiro Amigo Panda, também considera a base da pioneiria uma das melhores. "A base parecia fácil, mas nós chegamos lá, e era completamente diferente do que nós havíamos pensado, tipo, tinha 1 braçada de corda pra fazer uma amarra, e deixar firme pra conseguir erguer uma pedra. Nós fomos pensando que nós não íamos conseguir montar em tão pouco tempo, e a gente tentou superar esse pensamento, e tivemos que refazer o elevador, e mesmo assim conseguimos acabar em 13 minutos". 



No caso de uma atividade sênior distrital, a monitora do Panda aprova uma base de bússola: "deveria ter um percurso de orientação parecido com o que tinha. Mas a pista de obstáculos um pouco menos perigosa". E quem acha que o maior objetivo das patrulha sêniores era apenas a competição, está engando. "O que valeu mais a pena foi a integração da tropa, nós discutimos, e colocamos os pingos nos is, mas no final todo mundo se divertiu e a gente sabe que demos o melhor pra conseguir. Achei válida a atividade também porque nós nos unimos mais, começamos a nos importar mais com os outros integrantes da patrulha, sem deixar o resto pra trás. E lógico, o que mais valeu foi a diversão."


Para os sêniores do Grupo Escoteiro Baden-Powell, arvorismo e primeiros socorros foram as bases preferidas. Para o sênior Bruno: "A adrenalina no arvorismo foi o melhor. O que a gente ganha na atividade é o aprendizado, a convivência um com o outro e a integração". O sênior Ians conta que "a base de primeiros socorros foi muito útil para relembrar de tudo sobre o básico ao socorrer uma pessoa. A patrulha se uniu e isso evitou que ficássemos com o conhecimento parado". E como seria a atividade distrital sênior que eles gostariam? "Um acampamento volante, porque seria legar fazer grandes jornadas, aprender sobrevivência e compartilhar conhecimento com todo o distrito", disse Ians. "Talvez um acampamento de três dias ou mais com atividades para todos os gostos", segundo Bruno.


Para não prolongar mais esse post, e chegar logo ao vídeo que é o que todos querem ver. Assim como começamos, terminamos com as palavras do Chefe Eder. "Parabéns ao Saint Hilaire pelo primeiro lugar no Misto, às patrulhas Guarani e Kamayurá do Imigrante pela conquista dos dois terceiros lugares - Masculino e Feminino-, parabéns patrulha Baden-Powell do Grupo Escoteiro Alberto Mattioni pelo segundo lugar – Masculino. Às demais patrulhas do Distrito, parabéns pela valentia, pois, se não ganharam, demonstraram que garra e bravura não faltaram e o pódio foi só um detalhe. Parabéns principalmente aos grandes vencedores, os mais vitoriosos, os que venceram mais batalhas e foram os mais honrosos, os Agulhas Negras. Parabéns aos irmãos organizadores deste evento e a todos seus colaboradores, e que venha 2012".


Agora assiste o vídeo abaixo e para ver todas as fotos Distrito acesse o link do Picasa.
Não deixe de comentar! Sempre Alerta!



Comissão Distrital de Imagem e Comunicação 26°Distrito | Cada vez + Escoteiros