Atividade com a APAE - Grupo Escoteiro Saint Hilaire


Muitas vezes me pergunto: O que eu tenho haver com a inclusão das Pessoas com Deficiência, muitas vezes acho que sei a resposta, porém, minhas palavras se contradizem. Mas isso é uma pergunta muito forte, porque a cada vez que é feita aparece uma resposta diferente em minha cabeça. E sei que na cabeça de muitas pessoas também. Mas enfim, o que eu tenho a ver com a inclusão das pessoas com deficiência? Talvez se eu tivesse alguma deficiência eu não gostaria de ser excluida, na verdade, acho que ninguém gostaria, então porque eu faria com outra pessoa algo que eu não gostaria para mim? 

Lembra da nossa lei escoteira, aquela, a de número quatro, que diz "O Escoteiro é amigo de TODOS e irmão dos demais Escoteiros" então, o que adianta seguir todas as outras leis e não seguir essa? Sendo que talvez a pessoa queira somente ser igual as outras, mas não pode? Será que você gostaria de ser excluído ou incluído das pessoas? Agora, cada um imagine, as duas coisas, ser excluído de um grupo que queria tanto poder se sentir igual e ser incluso, podendo e tendo a mesma importância que todos os outros... Agora fica na consiência de cada um o que fazer e o que não fazer com algumas pessoas, que por algum detalhe são diferentes.

Mariana Hoffmann - Grupo Escoteiro Saint Hilaire



 Deficiência (Mario Quintana) 


"Deficiente é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino. Louco é quem não procura ser feliz com o que possui. Cego é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores. Surdo é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. 





Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês. Mudo é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia. Paralítico é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda. Diabético é quem não consegue ser doce. Anão é quem não sabe deixar o amor crescer.E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois: Miseráveis são todos que não conseguem falar com Deus."