13 Acampamento de Integração


Você com certeza ja ouviu falar em Jamborees, certo? Aquele grande acampamento Mundial, Panamericano, Nacional, que reune mil, dois mil, cinco mil, 38 mil escoteiros (como foi o da Suécia em agosto desse ano). A nível Regional, aqui no Rio Grande do Sul, existe o Camporee. Porem, de tamanho menor, mas não menos importante, em todos os Distritos pelo Estado são realizados os Acampamentos de Integração. O 26º Distrito chegou em 2011 na sua 13º Edicao do Acampamento de Integração do Ramo Escoteiro. Uma atividade que nesse ano reuniu 250 escoteiros, nos dias 22 e 23 de outubro, na sede dos Servidores Publicos de Caxias do Sul, na localidade de Agua Azul. Foram nove Grupos Escoteiros, de quatro cidades! Grupo Escoteiro Saint Hilaire, Moacara, Guaracy, Tabajara, Amigo Panda, Porteira Do Rio Grande, Barão de Teffé que durante dois dias de muito sol, participaram da programação montada pelo Grupo Escoteiro Baden Powell sobre o Acampamento de Brownsea. Assista o vídeo abaixo sobre esse acampamento e leia o relato de três escoteiros sobre a atividade.


Monitora confeccionando bandeirola de patrulha
O tema do Acampamento era Ilha de Brownsea, “muitos escoteiros não sabiam ou tinham pouco conhecimento sobre o 1º Acampamento Escoteiro realizado por B.P, foi muito bom a escolha do tema” conta a escoteira Nicole Capelli, do Grupo Porteira do Rio Grande. No primeiro dia de atividade foram montadas seis Tropas completas, onde de hora em hora surgiam novas tarefas de uma grande gincana que só iria terminar no domingo pela manhã. Os escoteiros tinham que construir um canto de patrulha, resolver enigmas, montar a bandeirola, grito e uniforme da patrulha, anotar todas as músicas que tocavam na rádio do campo, tudo isso valendo pontos que no final iam premiar as Patrulhas e a Tropa vencedora.

Lucas e Christopher participando da torre humana, os mais velhos sempre em baixo

Para o escoteiro Christopher Albrecht, do Grupo Baden Powell, “a gincana de sábado a tarde foi muito produtiva”. O escoteiro Lucas Bolson, do Grupo Moacara, conta que “na tarde de sábado colocamos nosso cérebro em prática para construir as pioneirias e aproveitamos para nos conhcer melhor. A minha patrulha estava bem equilibrada, por isso conquistamos o segundo lugar (na classificação geral do acampamento). Ficamos mas felizes ainda depois que a nossa Tropa ganhou o primeiro lugar” disse Lucas, que no acampamento era monitor da Patrulha Touro e fazia parte da Tropa Rinoceronte, ambas vencedoras.

Quebra-canela para testar se os 250 escoteiros estavam sempre alerta


Fogueira em forma de Flor de Lis no Fogo de Conselho
A noite uma grande fogueira foi montada e cada Tropa apresentou uma peça contando uma história do Acampamento de Brownsea. O jogo noturno não foi tudo aquilo que os escoteiros esperavam: “podia ter mais aventura, procurar ou achar alguma coisa”, disse Cristopher. “Foi muito calmo, tinha de ser um jogo mais ativo”, segundo Lucas. Fica a dica para os próximos Grupos que organizarem o acampamento nos próximos anos.

No domingo as atividades foram em bases, havia a de música – coordenada pelos Velhos Lobos do Grupo Baden Powell, a aquatica – do Grupo do Mar Barão de Teffé, Slackline – coordenado por professoras de educação física, e a Trilha e a Cadeira Ejetora (a preferida dos escoteiros) que eram coordenadas pela Tropa Sênior Xavante do Grupo Baden Powell. “Achei uma ótima ideia a cadeira ejetora, realmente foi muito divertida”, disse Nicole. Lucas considera que “a atividade radical de domingo valeu a pena”.

Macarena puxada pela Tropa Escoteira Tartaruga surpreendeu a todos no campo

Outra atividade que surpreendeu os escoteiros, e principalmente os Chefes, foi a Macarena antes da bandeira final. “Foi muito divertido também no final do acampamento os grupos escoteiros dançando Macarena, foi uma boa ação de integração pois os grupos se divertiram todos juntos”, conta Nicole. Infelizmente nem todos os Grupos se juntaram ao clima de descontração, na próxima todos poderiam dançar, com certeza os escoteiros se divertiram.

Porém, independente de toda a programação e as atividades propostas, o que realmente vale em um acampamento de integração são as novas amizades feita. “Realmente fiz muitas amizades que espero levar adiante, conheci pessoas muito queridas e legais, dei bastante risada. É por esses motivos: poder fazer amizades verdadeiras e ao mesmo tempo conviver com pessoas diferentes, que eu amo ser escoteira. Esse acampamento certamente foi um dos melhores que eu já fui, se não o melhor”, disse Nicole. “Esses tipos de acampamento são produtivos, pois aprendemos e ensinamos coisas novas. Pelas grandes amizades que fazemos e que, com certeza, vamos levar para o resto da vida”, conclui Lucas.

Tropa Rinoceronte, primeiro lugar do Acampamento de Integração 2011, parabéns a todos os escoteiros e chefes!
O Grupo Escoteiro Baden-Powell agradece a presença de todos os Grupos presentes na atividade. A Cruz Vermelha pelos primeiros socorros prestados durante os dois dias de atividade. Ao Sindiserv – Sindicato dos Servidores Públicos, por ter emprestado a sede campestre no final de semana, com certeza contribuiram para que mais de 250 jovens e adultos aproveitassem um ótimo final de semana de sol em meio a natureza, bem como Baden-Powell pensou quando criou o Movimento Escoteiro. Agradecimento também ao Lucas, Christopher e Nicole pelos relatos do acampamento. E que venha 2012 e o 14º Acampamento de Integração do 26º Distrito. As fotos você encontra no Picasa, Facebook e mais vídeos no Blog do Grupo Escoteiro Baden Powell.

Deixe seu comentário no final do Post e divulgue o video nas redes sociais!


Sempre Alerta!

Comissão Distrital de Imagem e Comunicação 26°Distrito | Cada vez + Escoteiros