104 Anos de Escotismo


Nessa semana está acontecendo na Suécia o 22° Jamboree Mundial Escoteiro. 39 mil pessoas estão reunidas até o dia 07 de agosto no maior evento escoteiro dos últimos quatro anos. Porém, mais significativo do que a realização desse grandioso evento, nessa semana comemora-se 104 anos da criação do Movimento Escoteiro.

Há mais de um século atrás, Baden-Powell reuniu 20 jovens na Ilha de Brownsea para passarem uma semana aprendendo a trabalhar em equipe, sobreviver na natureza, aprender sobre a importância do civismo e valores. Por mais que hoje pareça difícil reunir crianças, jovens e adultos que gostem de atividades como as criadas por Baden-Powell, o Jamboree Mundial está ai para provar que o escotismo continua forte e vem crescendo cada vez mais.

A ONU reconhece oficialmente 192 países, 152 estão representados no Jamboree Mundial. Um encontro onde não há competição, diferença de cor, credo, etnia. São árabes jantando com americanos, brasileiros cantando com ingleses, italianos fazendo jogos com argentinos... Ao mesmo tempo em que se vê o brasileiro de camisa verde amarela, havaiana nos pés e sorriso no rosto, ao lado há uma escoteira muçulmana com turbante sobre o rosto, e assim como o brasileiro, um sorriso no rosto. Todos são iguais e trabalham pelo mesmo objetivo, um mundo melhor.

Se na Suécia estão reunidos 39mil escoteiros, nesse exato momento, ao redor de todo o planeta, há mais 33 milhões de pessoas que também seguem a Promessa e a Lei Escoteira, todos incumbidos da árdua tarefa de mudar o mundo, um passo de cada vez. Assim como diz a música do 22o Jamboree “I’m changing the world today. With a small step forward” (Eu estou mudando o mundo de hoje, com um pequeno passo à frente)

O que começou em uma pequena ilha nos arredores da Inglaterra, 104 anos depois é um acampamento que possui o tamanho de oitocentos campos de futebol. Há exemplos de países que fizeram o inimáginavel para estarem nessa atividade. Os escoteiros de Uganda sairam de seu país de origem no dia 13 de maio, e pedalaram cerca de 20km por dia até chegarem na Suécia .

Exemplos como esse mostram que o escotismo não tem fronteiras, idade, classe econômica, é um movimento para todos, sem distinção. É o maior movimento para jovens do mundo e que ao longo de mais de um século de existência já influenciou na vida de mais de 450 milhões de pessoas em todo o planeta. O que você tem feito para mudar o mundo? Entre para um Grupo Escoteiro e faça parte desse Movimento centenário, fazendo novas amizades, se divertindo, vivendo experiências únicas, que só o escotismo pode proporcionar.