Matéria Jornal Pioneiro e Foto Oficial!

Ainda tem fotos e videos para serem postados! O que ja tem online esta no facebook.com/maisescoteiros

Matéria de contracapa do Jornal Pioneiro de 21 de novembro



VOLUNTARIADO
Sábado dedicado a servir

Escoteiros do ramo pioneiro realizaram 
melhorias em 15 espaços da cidade

Caxias do Sul – Cerca de 300 escoteiros do ramo pioneiro, com idades entre 18 e 21 anos, colocaram seu lema em prática no último sábado: servir. Eles passaram o dia reparando praças e escolas, plantando mudas e realizando atividades lúdicas com crianças e idosos. As ações fizeram parte da 30ª edição do Mutirão Regional Pioneiro.

Uma das equipes ficou responsável por dar uma cara nova à praça do bairro São José, que fica ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS) Trinta voluntários pintaram os brinquedos do parquinho, colocaram cascalho no passeio de pedestres e até construíram uma cerca para evitar que carros estacionem na praça.

Um dos escoteiros escalado para os trabalhos no São José era o mineiro Gabriel Perdigão, 20 anos. O jovem, natural de Belo Horizonte e integrante do grupo 21º Mangabeiras, esteve em Caxias pela primeira vez para participar do mutirão

– Já perdi a conta de quantos mutirões participei. A experiência é muito gratificante, principalmente o contato com as crianças que ajudamos. É uma maneira de encontrar outros amigos escoteiros – conta o jovem, que está no movimento desde os sete anos.

Outro visitante que veio a Caxias para o mutirão foi Daniel José Vacaro, 46. Há 34 anos no movimento, o morador de Erechim, no norte do Estado, e integrante do grupo Tupinambá, ocupa a função de mestre pioneiro. Em julho do ano passado, ele participou do mutirão internacional, no Quênia.

– O trabalho é o mesmo em todos os lugares, mas a língua e os costumes tornam cada encontro diferente – diz Vacaro.

Além dos trabalhos no São José, os escoteiros atuaram em outros 14 espaços, incluindo a Soama, o Lar da Velhice São Francisco de Assis e a Apae. O material utilizado nas limpezas e reformas foi doado por prefeitura, empresas, simpatizantes do movimento e grupos escoteiros.

Os integrantes que vieram de outras cidades ficaram acantonados no centro de eventos dos Pavilhões da Festa da Uva. No domingo, eles conheceram pontos turísticos da cidade.

suelen.mapelli@pioneiro.com
link original

Foto Oficial! Abra em outra aba para salvar grande no seu computador.