Matéria Jornal Pioneiro sobre o Mutirão

Hoje sairam duas matérias no Jornal Pioneiro sobre o Mutirão Regional Pioneiro, leia-as abaixo.

VOLUNTARIADO
Escoteiros em mutirão
Seis Estados colaboram com ação

Caxias do Sul – O movimento escoteiro da cidade ficará maior durante o final de semana. Inicia neste sábado, às 8h, a 30ª edição do Mutirão Regional Pioneiro, nos Pavilhões da Festa da Uva. Cerca de 300 jovens com idades entre 18 e 21 anos devem espalhar solidariedade por meio de ações em 16 bairros.

Além de escoteiros de todo o Estado, participarão visitantes de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Distrito Federal. Os escoteiros serão divididos em equipes e dedicarão seu tempo trabalhando voluntariamente. Serão feitas reformas, pinturas, limpezas e outras atividades sociais. O evento é exclusivo para registrados na União dos Escoteiros do Brasil. Conforme Carlos Passos, da organização, o lema do jovem pioneiro é servir:

– O voluntariado é uma satisfação para estes jovens – explica.

O grupo também participará de uma festa no sábado à noite e conhecerá pontos turísticos da cidade no domingo. Hoje existem mais de 60 mil escoteiros no Brasil, cerca de 8 mil no Estado e 800 em Caxias.

Matéria por Raquel Fronza - link original aqui

OPINIÃO DO PIONEIRO


Mutirão dos escoteiros

O batalhão de escoteiros que circula por Caxias neste fim de semana não terá somente a missão de limpar e devolver à população alguns bairros menos sujos. A principal missão do mutirão será subjetiva: mostrar a algumas comunidades que há moradores desrespeitosos com a vida em coletividade.

A visita dos escoteiros por certo despertará curiosidade e interesse. Esse é o mote para que o mutirão de limpeza sirva de lição para os cidadãos que ainda lançam seus restos em ruas, matas, córregos.

Não podemos esperar que sucessivos mutirões limpem a sujeira que nós mesmos cometemos nos pontos em que vivemos. Ainda não será dessa vez que a virada se dará, mas certamente a sementinha da conscientização permanecerá latente em algumas cabeças após as passagem dos escoteiros.

Link original aqui

Pioneiros saindo para as bases
Nesse momento já estão todos em suas bases, duas delas são dentro dos Pavilhões da Festa da Uva, já voltamos com mais fotos e o post sobre a bandeira de abertura. Enquanto isso acesse o Facebook do Distrito (aqui) que tem dezenas de fotos novas.