Resultado II Conferência Municipal da Juventude

"Nem sempre podemos construir o futuro para nossa juventude, 
mas podemos construir nossa juventude para o futuro."

(Franklin Roosevel)

Com este pensamento de construir uma Juventude melhor para o futuro e que no dia 09 de setembro de 2011, aconteceu a II Conferencia Municipal da Juventude, um momento de debates em prol de um futuro melhor para a Juventude C.axiense. Os números do CENSO 2000 nos apresentam que Caxias do Sul possui 97.257 jovens com idades entre 15 e 29 anos, a previsão em 2011 é de que esse número ultrapasse os 121 mil, aumento aproximado de 2,5% ao ano. Isso representa cerca de 1/4 do total de caxienses.

Com o intuito de ouvir a voz das entidades que trabalham com o Jovem e a própria Juventude a Coordenadoria Municipal da Juventude e a Comissão Organizadora da II Conferencia Municipal da Juventude convidou a todos para debatermos e escutarmos a voz do jovem em 5 eixos diferentes sendo eles.

1 – Direito ao Desenvolvimento Integral: educação, trabalho, cultura e comunicação.
2 – Direito ao Território: cidade, campo transporte, meio ambiente e comunidades tradicionais.
3 – Direito à experimentação e qualidade de vida: saúde, esporte, lazer e tempo livre.
4 – Direito à diversidade e à vida segura: segurança, valorização e respeito à diversidade e direitos humanos.
5 – Direito à participação: exercício da democracia.

Tivemos também nesta conferência grandes e importantes painéis de debates, iniciamos com os Painéis com a professora Nilda Stecanela, que abordou o tema “O jovem como sujeito do Direito” após a este painel tivemos o painel com o presidente do Fórum de Gestores da FAMURS, Roger Correa, que abordou o tema “Políticas Públicas de Juventude no Rio Grande do Sul” após este tivemos o painel com o John Kennedy Vieira, da Fundação de Atendimento Sócio-educativo de Porto Alegre, que abordou o tema de “Prevenção à drogadição e criminalidade juvenil”.

Após estes painéis tivemos a temática dos eixos aonde os jovens foram conduzidos a salas para debater os eixos acima já citados aonde, após debates internos, os jovens voltavam a grande plenária para expor os itens debatidos em seus eixos. Ao termino dos debates foi iniciado o item que corresponde ao eixo 5 e a lei municipal N º 7.303 de 17 de junho de 2011 que trata da composição e votação do conselho Municipal da Juventude.

Acontecendo assim a eleição do Conselho Municipal da Juventude em Caxias do Sul o Movimento Escoteiro como representantes da Sociedade civil organizada, ficou como titular no item que está destinado a Entidades que promovam a saúde e o combate à violência.

Parabéns ao Movimento Escoteiro, por mais este passo dado junto a sociedade Caxiense.

Parabéns Movimento Escoteiro por fazer parte deste Momento da Juventude Caxiense.

Sempre Alerta para Fazer o Melhor Possível!

Ivan João Bisol. 
Representante dos Escoteiros do Brasil- Rio Grande do Sul 
 junto a Comissão Organizadora da II Conferencia da Juventude de Caxias do Sul
Orientador Jovem Lider da Micro Região Serra