Programação Semana da Patria

Ontem pela manha, na Praça Dante, no centro de Caxias, a Pira da Pátria foi acesa diante de toda a comunidade. O fogo simbolico veio conduzido por 16 atletas desde os Pavilhoes da Festa da Uva, na sede do Grupo Escoteiro Moacara, ate o centro da cidade. Na ocasiao, um dos fundadores do Grupo Escoteiro Saint Hilaire, Enio Corsetti, foi o responsavel pelo acendimento da Pira. Enio é sobrinho do caxiense ex-ministro das Comunicações Higino Corsetti. Higino era o Ministro na época em que Caxias do Sul foi a responsável por transmitir para todo o Brasil a primeira transmissão a cores no país. Confira as materias dos Jornais O Caxiense e Pioneiro sobre a ocasiao.

Jornal O Caxiense

Foto: Mauricio Concatto, O CAXIENSE
O acendimento do fogo simbólico marcou o início da Semana da Pátria em Caxias do Sul na manhã desta quinta-feira (1º). Depois da Corrida do Fogo, a Pira da Pátria foi acesa por Enio Rossi Corsetti, sobrinho de Hygino Corsetti, ex-Ministro de Comunicações quando da primeira transmissão em cores do Brasil, ocorrida no dia 19 de fevereiro de 1972, na Festa da Uva. No município, o evento lembra a evolução das comunicações. A chama ficará acesa até o dia 7, quando escolas fazem o desfile. Confira a programação completa.

Confira a Programação do final de semana

3 DE SETEMBRO | SÁBADO
9h: HASTEAMENTO DAS BANDEIRAS por autoridades
Participação: Banda Municipal, Associação Riograndense de Imprensa, Núcleo de Bandeirantes e comunidade
Guarda de Honra da Pira da Pátria
Manhã: Núcleo de Bandeirantes
Tarde: 26º Distrito Escoteiro

18h: ARRIAMENTO DAS BANDEIRAS por autoridades
Participação: Secretaria do Esporte e Lazer, 26º Distrito Escoteiros e comunidade.
4 DE SETEMBRO | DOMINGO
9h: HASTEAMENTO DAS BANDEIRAS por autoridades
Participação: Secretaria do Esporte e Lazer, UAB, 26º Distrito Escoteiro e comunidade.

4 DE SETEMBRO | DOMINGO
9h: HASTEAMENTO DAS BANDEIRAS por autoridades
Participação: Secretaria do Esporte e Lazer, UAB, 26º Distrito Escoteiro e comunidade.
Guarda de Honra da Pira da Pátria: 26º Distrito Escoteiros
18h: ARRIAMENTO DAS BANDEIRAS por autoridades
Participação: Secretaria do Esporte e Lazer, 26º Distrito Escoteiro e comunidade.

A programação completa veja no site do Jornal, aqui
Mais fotos, confira o Flickr do Jornal, aqui


Jornal Pioneiro

Pátria está viva na Praça Dante

Dezesseis atletas saíram com a centelha do Parque da Festa da Uva e a levaram até a Rua Sinimbu

Por Camila Ruzzarin

Na manhã de ontem, dezenas de pessoas assistiram ao acendimento da pira da Semana da Pátria, na Praça Dante Alighieri, em frente à Catedral. O símbolo chegou carregado por 16 atletas, desde o Parque da Festa da Uva, onde estava guardado na sede do Grupo Escoteiro Moacara.

Foto: Luiz Chaves (Assessoria de Imprensa da Prefeitura)
A Corrida do Fogo se iniciou às 9h e durou 25 minutos, envolvendo integrantes da Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal, Divisão Municipal de Trânsito, Bombeiros, Exército, Guarda Municipal e equipe de atletismo da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

– Sempre que posso, venho ver o acendimento do fogo. Como cidadãos brasileiros, precisamos honrar a nossa Pátria – comentou o funcionário público Pedro Simão Braga, 62 anos.

Antes de Enio Rossi Corsetti, sobrinho do caxiense e ex-ministro das Comunicações Higino Corsetti, ser erguido por uma empilhadeira para acender a pira, a banda do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea (GAAAé) tocou o Hino Nacional, para que as bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e de Caxias do Sul fossem hasteadas por representantes dos Três Poderes: o prefeito José Ivo Sartori (PMDB), o presidente da Câmara de Vereadores, Marcos Daneluz (PT) e o juiz e diretor do Fórum, Clóvis Moacyr Mattana Ramos.

Na cerimônia, foram destacados os três temas da Semana da Pátria deste ano: Padre Landell de Moura (nacional), Legião da Boa Vontade (estadual) e A Evolução da Comunicação na História de Caxias (municipal).

– Foi muito emocionante representar meu tio. Tive recordações do tempo de colégio, da Banda do Carmo e dos escoteiros – comentou Corsetti.

As escoteiras gêmeas Adriane e Angela Michelon, com sete anos, que pela primeira vez participaram do ato cívico, consideraram o acendimento da pira uma demonstração de amor pelo Brasil.

No próximo final de semana, o distrito de bandeirantes e os sete grupos escoteiros de Caxias do Sul se dividirão durante o dia para vigiar a chama na praça.

Além deles, diariamente, das 9h às 18h, integrantes do Exército, da Guarda Municipal, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária Federal ocuparão o posto de sentinela.

Após o horário, o fogo será levado para o interior da Catedral, em um espaço reservado no altar.