Fogo de Conselho 2011

Matéria do Jornal Pioneiro

Acesa a chama do patriotismo

Comitiva levará hoje o fogo simbólico do Parque da Festa da Uva até a Praça Dante Alighieri


Por Babiana Mugnol e foto Juan Barbosa



Quando Enio Rossi Corsetti, sobrinho do caxiense ex-ministro das Comunicações Higino Corsetti acender a pira na Praça Dante Alighieri, às 9h de hoje, estará aberta a Semana da Pátria. Pelo menos 14 atletas se revezarão na Corrida do Fogo, para transportar o símbolo do Parque da Festa da Uva até a praça. A largada será às 8h30min. A chama, no entanto, vem percorrendo um longo caminho desde a metade de agosto.

A centelha foi trazida de Vacaria no dia 19 por representantes da Liga de Defesa Nacional. Veio em uma caminhonete adaptada com uma espécie de lampião fixado na carroceria. Após a recepção na Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Caxias, o fogo foi levado em comitiva para a sede do Grupo de Escoteiros Moacara, no parque da Festa da Uva. Desde então, cerca de 100 escoteiros, de 11 a 15 anos, dividem a guarda de honra da pira. A vigília é simbólica.

– Eles guardaram o fogo nos últimos dois sábados, de dia. Como é cansativo, porque eles têm de ficar em pé, sérios e parados, alguns aguentam mais tempo que outros. À noite e nos demais dias, a chama ficou dentro da sede do grupo – explica Elodi Araújo, chefe do Grupo Moacara.

A função de sentinela, no entanto, é motivo de orgulho, por mais maçante que possa parecer.

– Porque estamos representando o país. Com pequenos gestos, podemos fazer isso todos os dias – acredita a escoteira Júlia Nardi Cella, 14 anos.

Desde que a centelha chegou ao Moacara, o sentimento de patriotismo aflorou ainda mais no grupo.

– O movimento de escotismo está muito relacionado com a formação de caráter e de cidadãos, e isso inclui servir à pátria. É a promessa do escoteiro: servir a Deus, à Pátria e ao próximo – explica Araújo.

A simbologia do fogo também é muito cultuada pelos escoteiros. Periodicamente, os grupos promovem a cerimônia chamada Fogo de Conselho.

– É uma conversa ao pé do fogo, relacionada com a antiguidade, quando se trocavam ensinamentos em volta de fogueiras. Geralmente realizamos em acampamentos – revela o chefe do grupo.

Na noite de ontem, o Fogo de Conselho abordando a Pátria marcou o início das homenagens. Após o hasteamento das bandeiras, os escoteiros encenaram uma peça teatral sobre os três temas da Semana da Pátria deste ano: Padre Landell de Moura (nacional), Legião da Boa Vontade (estadual) e A Evolução da Comunicação na História de Caxias (municipal). Antes de apagar a fogueira acesa com o fogo simbólico, o grupo recolheu o carvão para guardar a centelha para as comemorações do ano que vem.

01 de setembro, link original matéria do impresso
01 de setembro, link matéria do site - Escoteiros de Caxias promovem Fogo de Conselho