Fogo de Conselho 2011 - Fotos

Se o seu Grupo tem fotos do Fogo de Conselho e quer colocar no Facebook, Picasa ou aqui no Blog do Distrito, envie para maisescoteiros@gmail.com. Abaixo as fotos do Chefe do Grupo Escoteiro Moacara Waldir Bertollo. Todas as fotos ja liberadas estao no Facebook e no Picasa do Distrito.

Facebook | De curtir na sua foto preferida e comente
Picasa | Para quem quiser as fotos em melhor qualidade

Na quarta- feira do dia 31 de agosto de 2011, no Espaço Multicultural dos Pavilhões da Festa da Uva na cidade de Caxias do Sul, ocorreu o Fogo de Conselho Escoteiro de Abertura da Semana da Pátria 2011. Como é de se esperar, anualmente, escoteiros se reúnem nessa data para realizar a abertura oficial dessa semana que retrata a emancipação política de nosso país.

Nessa ocasião, organizada pelo Grupo Escoteiro Moacara, 26° Distrito Escoteiro e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, a cerimônia contou com hasteamento das bandeiras e teatro sobre os três temas da Semana da Pátria deste ano: Padre Landell de Moura (nacional), Legião da Boa Vontade (estadual) e A Evolução da Comunicação na História de Caxias (municipal).

Ao redor de um fogo, escoteiros encenam a vida do padre e inventor Roberto Landell de Moura. Nascido em Porto Alegre é considerado um dos “pais” do radio, sendo o pioneiro na transmissão de voz humana (radioemissão e telefonia por rádio) e patrono dos radioamadores no Brasil.

Além disso, apresentações retrataram como a comunidade recebe hoje essa tecnologia, e a cultura e história da comunidade de Caxias do Sul ao longo desses anos, com encenações do desfile das Rainhas da Festa da Uva e corsos alegóricos de épocas passadas.

Com o objetivo de guardar a chama simbólica, Grupos Escoteiros se revezam ano após ano para expor citadas homenagens. O fogo fica durante toda a semana sob guarda, até o dia 07 de setembro na praça Dante Alighieri onde acontece o desfile no centro da cidade. Perfazendo assim a completa homenagem.

Esse é um breve resumo do que essa data é capaz de trazer em nossos pensamentos. É a melhor forma de nunca apagarmos de nossa memória lembranças de quem fez e continua fazendo história para nós. E assim como a chama, nunca se apagará o calor de nossas ações enquanto manterem e dialogarem o heroísmo do passado no conhecimento do futuro. A todos nosso ontem, hoje e sempre Servir.

Guilherme Camello
Clã Pioneiro Arthur Ad Hominem
Grupo Escoteiro Moacara 32RS